* Na fotografia estroboscópica temos apenas uma bola fotografada várias vezes, ou seja, fotografias estroboscópicas são aquelas que o filme ou o ccd (ocupa o lugar do filme da máquina digital) são expostos em um tempo maior que o usual e o objeto de estudo é iluminado algumas vezes resultando numa foto onde parecem existir múltiplas bolas.




Apresenta-se na figura 6 acima uma seqüência de quatro ilustrações. Na última, observe a semelhança com as fotos da figura 5, onde os pontos de uma parábola completa são obtidos do lançamento, na direção vertical, de um objeto a partir de um caminhão em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Este MRU é representado pela seqüência uniforme de pontilhados horizontais.
a) Se a função que representa a evolução temporal do caminhão é x = 2,0 t, qual é a velocidade do caminhão?
Como na questão anterior, a única força atuante é a da gravidade, cuja aceleração é aproximada para g = 10 m/s². A descrição completa da ascensão e queda, na coordenada vertical, do objeto lançado do caminhão em função do tempo, é y = 10t -5t², e na coordenada horizontal temos o MRU (x = 2,0 t).Com essas informações:
b) Calcule o módulo da velocidade inicial vertical, representado no primeiro quadro da seqüência de ilustrações. Combinando-se os dois movimentos (horizontal e vertical):
c) Qual é a equação da trajetória parabólica (y) em termos de x?
d) Qual será a altura máxima atingida pelo objeto?