Questão
QOAM-AFN
2017
QOAM-CPA/CAP
2017
formaca-Marinha20aca401b3
Sobre a formação da Marinha Imperial do Brasil logo após a Independência, é correto afirmar que ela constituía-se no melhor meio de
A
transportar e concentrar tropas leais e suprimentos para as áreas de embate contra os portugueses com a rapidez e a segurança que os caminhos terrestres não permitiam, além de poder promover o bloqueio dos portos nacionais, impedindo a chegada de reforços e provisões pelo mar aos portugueses que ocupavam algumas cidades brasileiras.
B
escoltar e proteger as mercadorias, importadas e exportadas do Brasil até a Europa, que estavam ameaçadas pela ação dos navios portugueses, que apresavam e confiscavam a carga das embarcações provenientes dos portos brasileiros, além de promover a anexação dos territórios da Guiana Francesa, da Cisplatina e de Angola, todos pretendidos por D. Pedro I.
C
combater os navios portugueses que bombardearam as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Belém por causa da emancipação do Brasil, em relação a Portugal, além de salvaguardar o comércio de escravos em Angola e Moçambique por meio da tomada de seus principais portos.
D
transportar e comercializar mercadorias com as nações amigas do Império do Brasil, sendo de grande importância para a geração de recursos obtidos por meio da arrecadação de taxas aduaneiras de importação e exportação que propiciaram a obtenção de armas e equipamentos utilizados nas batalhas de independência contra os portugueses.
E
confrontar Portugal, levando a guerra de independência à Península Ibérica com a estratégia de realizar batalhas preventivas que pudessem convencer os portugueses a assinar um acordo de paz que reconhecesse o Brasil como um Estado independente.