O fluxo migratório da América Latina para os Estados Unidos não é um fenômeno novo no cenário global. Os imigrantes que saem dos seus países, deixam suas culturas, línguas e família para trás, em busca de asilo. Sonho esse que, na maioria das vezes, se depara com a xenofobia e com políticas migratórias que os deixam em situações de extrema pobreza, subordinação e exploração sexual.
Sobre o fluxo de imigrantes da América Latina para os EUA, é correto afirmar:
I - O processo de imigração ilegal para os EUA se intensificou com as marchar promovidas por pessoas miseráveis de Honduras, Guatemala e El Salvador, localizados na região do Triângulo Norte da América Central (TNC), que partiram a pé em direção aos EUA em busca de melhores condições de vida.
II - O problema da imigração ilegal nos EUA foi solucionado com a construção do maior muro do mundo, que se estende por toda fronteira entre os EUA e o México, impedindo que imigrantes ultrapassem a fronteiras.
III - Como forma de regulamentar os imigrantes ilegais nos EUA, o então presidente Donald Trump permitiu a concessão de autorizações permanentes para os cidadãos latinos que já residiam no país, o que gerou uma onda imigratória sem precedentes, principalmente de hondurenhos, guatemaltecos e salvadorenhos, na busca do sonhado Green Card.
IV - Os Estados Unidos é um dos principais países de atração de imigrantes no mundo. Atualmente, cerca de 10% da população do país é imigrante, oriundos principalmente do México, com aproximadamente 7,8 milhões de imigrantes vivendo nos EUA.