As faixas de transição são as áreas intermediárias entre os domínios morfoclimáticos que possuem características físicas complexas, isto é, um conjunto de condições ecológicas que as individualizam, impossibilitando sua classificação como domínios morfoclimáticos.
Sobre as faixas de transição, é correto afirmar:
I - A Mata dos Cocais é uma área de transição que abrange os estados do Piauí e do Maranhão, com presença da vegetação da carnaúba e do babaçu, localizada entre os domínios morfoclimáticos da Caatinga, do Cerrado e Amazônico.
II - O Complexo do Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresentando extenso relevo de planície que sofre inundações periódicas. A região é drenada pela bacia hidrográfica do Paraguai e o clima é o tropical típico ou semiúmido, com vegetação complexa formada por diversas espécies, entre elas cerrado, florestas, campos, palmáceas, xeromórficas, hidrófilas, correspondendo a um mosaico botânico.
III - O Agreste apresenta-se como importante área de transição entre o Meio Norte (Mata de Cocais) a e o Sertão com presença do Domínio da Caatinga. O relevo é marcado pela presença do Planalto da Borborema, o que possibilita a região a ter altos índices pluviométricos ocasionados pelas chuvas orográficas.
IV - No Brasil, a faixa de transição dos Campos Sulinos abrange parte do território do Rio Grande do Sul. É constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores) que se estendem entre os domínios das Araucárias e dos Mares de morros.