Questão
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-AFN
2021
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-CPA/CAP
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
eventos-ocorridos855aa5c42f
Os eventos ocorridos na época Moderna (1453 até 1789) modificaram a política, economia, sociedade e cultura do período histórico anterior: a Idade Média (476 até 1453). No medievo, na Europa, o sistema social político e econômico era o Feudalismo (balizado em trocas comerciais). Durante o período medieval, a Europa se viu invadida ao sul pelos muçulmanos, ao norte pelos vikings e ao leste pelos magiares. O fim do Império Bizantino, conquistado pelos turcos otomanos, representou o avanço muçulmano também pelo leste.

Marque a opção que apresenta corretamente as disputas pelas rotas comerciais durante a Idade Média.
A
Os homens vindos do norte, escandinavos, saquearam lugares e riquezas dos povos da costa da Europa, da Inglaterra e de outras ilhas atlânticas. Com o passar do tempo, os vikings deixaram para trás os saques e destruições e se tornaram a base da construção do Império Britânico a partir do século XI. Foi a herança mercantil dos vikings que deu inicio ao futuro Poder Marítimo Inglês.
B
Para expulsar os muçulmanos vindos do norte da África, as Repúblicas Marítimas Italianas se uniram aos vikings e aos magiares. Assim, Pisa e Gênova, apoiadas pelos escandinavos, coligaram-se a fim de dominar o Mar Adriático como sua área de influência e mantê-lo livre de concorrência.
C
Veneza, dentre as Repúblicas Marítimas Italianas, destacou-se pela posição geográfica favorável, no Mar Adriático, próximo ao Império Bizantino. Esse fator foi importante para as rotas comerciais que seriam seguidas por essa república marítima em busca do seu apogeu marítimo-comercial, que ocorreu na primeira metade do século XV.
D
O canhão foi fator relevante para a conquista de Constantinopla. O uso dos canhões pelos turcos para destruir as muralhas do Império Bizantino não encontrou resistência de valor. Nem o fogo grego, nem a marinha bizantina foram capazes de impedir a queda desse império. Mas o recuo para o interior, realizado pelos Bizantinos, e a adequação dos
canhões a bordo dos navios permitiram a retomada de Constantinopla após a derrota turca na Batalha Naval de Diu.
E
O tipo de navio utilizado pelos povos da Idade Média pouco tinha se modificado em relação aos navios da Antiguidade. Tanto os cristãos quanto os árabes e os vikings combatiam com o drômon (navio rápido ou navio corredor), com duas ordens de remos, já que a terceira fileira de remos foi retirada para dar lugar a pequenos canhões, ainda primitivos.