Questão
Questões Inéditas - Cursos Regulares
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
espectrometria-massas90a8d1b2af
A espectrometria de massas é uma técnica muito utilizada na Química para a determinação de fórmulas moleculares de compostos e de composição de misturas. O princípio básico dessa técnica é aquecer a amostra a temperaturas muito elevadas, induzindo à decomposição dos compostos em seus elementos químicos. O aquecimento também fará que os elementos químicos sofram transições eletrônicas, que são acompanhadas de emissão de luz.

O resultado obtido na espectrometria é o teor em massa dos diversos elementos químicos presentes na amostra. A respeito da espectrometria de massas, é INCORRETO afirmar que:
A
A frequência emitida nas suas transições eletrônicas é característica do elemento químico e independe do seu número de oxidação no composto em que está presente originalmente na amostra.
B
Supondo que a amostra tenha iodo nas formas CH₃I e IO₃⁻, o espectômetro é capaz de determinar o teor de iodo presente em cada uma das duas formas.
C
A intensidade da luz emitida pelos elementos químicos está diretamente relacionada com o seu teor em massa presente na amostra.
D
O espectrômetro é capaz de determinar o teor relativo dos isótopos ¹⁵O e ¹⁶O em uma amostra contendo oxigênio.
E
Duas amostras de uma mesma solução aquosa contendo bactérias vivas foram coletadas. A primeira foi submetida imediatamente ao espectrômetro. A segunda foi mantida em um sistema fechado, porém não isolado, por tempo suficiente para que acontecessem diversas reações químicas. Quando a segunda amostra for submetida ao espectrômetro, é de se esperar exatamente o mesmo resultado.