A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros.
Sobre a crise hídrica e energética no Brasil, é correto afirmar:
I - A Bacia do Rio Amazonas é a região que concentra mais água no Brasil e as obras de transposição das águas dessa região para atender a população das regiões mais populosas tem sido uma excelente estratégia para minimizar os impactos da crise hídrica.
II - A volta do horário de verão seria uma alternativa a crise hídrica, tendo em vista que o propósito dessa medida é melhor aproveitar o período de maior luminosidade natural disponível nessa época do ano. Isso ocorre porque muitas de nossas atividades que consomem energia, podem ser realizadas com iluminação natural.
III - Atualmente existem cerca de 695 parques eólicos e mais de 8300 aerogeradores, o equivalente a 9,3% da potência
energética instalada no país. Aos poucos, o investimento em Energia Eólica vem se desenvolvendo no país, se transformando aos poucos em uma alternativa viável aos períodos de crise hídrica.
IV - Com o aquecimento global, os períodos de estiagem são cada vez mais comuns no Brasil. Os rios de planaltos, que possuem maior potencial de produção de energia elétrica estão deixando de ser perenes e se transformando em rios intermitentes, impossibilitando a produção de energia.