Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
epoca-viagem-pioneira103648b3d2b
Na época da viagem pioneira de Vasco da Gama, as especiarias já eram bem conhecidas na Europa. Porém, a fatia mais gorda dos lucros ficava com os mercadores muçulmanos que dominavam as rotas de comércio entre a Ásia e o Mar Vermelho. Após a abertura do novo caminho marítimo por Vasco da Gama, contornando o sul da África, Lisboa foi transformada na nova meca do comércio com o Oriente.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi dos Palmares, volume 1. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. Adaptado.

A respeito das expedições ultramarinas empreendidas pelos ibéricos, assinale a alternativa CORRETA:
A
a consolidação do Atlântico como centro de transações comerciais no século XVI, decorrente da circulação de riquezas advindas da América, África e Ásia, enfraqueceu a hegemonia comercial até então exercida pelos italianos.
B
a colonização espanhola no continente americano, juntamente com a participação dos portugueses no comércio da costa oeste africana, contribuiu para que as especiarias deixassem de ser itens cobiçados no mercado europeu.
C
a participação de navegadores italianos nas Grandes Navegações no Atlântico, como Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio, garantiu que as cidades-italianas retomassem seu controle sobre o comércio de especiarias no mercado europeu.
D
o processo de colonização portuguesa na América, iniciado a partir do século XV, foi fundamental para a consolidação do Atlântico como o principal eixo econômico do mundo, substituindo o Mar Mediterrâneo.
E
as Grandes Navegações portuguesas contribuíram para a consolidação de uma rota alternativa de comércio com as Índias que circundava o continente africano, que também foi amplamente utilizada pelos espanhóis.