O elemento bismuto (Bi, número atômico 83) é o mais pesado do grupo 15. O subsalicilato de bismuto é o ingrediente ativo do Pepto-Bismol®, um medicamento de venda livre indicado para desconforto gástrico.

a) Os raios atômicos de ligação de tálio (Tℓ) e chumbo (Pb) são 1,48 Å e 1,47 Å, respectivamente. Usando esses valores e aqueles na figura abaixo, preveja o raio atômico de ligação do elemento bismuto (Bi). Justifique sua resposta.

b) O que explica o aumento geral do raio atômico dos elementos no grupo 15?
c) Outro uso importante do bismuto tem sido um ingrediente em ligas metálicas de baixo ponto de fusão, tais como aquelas usadas em sistemas de sprinklers contra incêndios e na composição tipográfica. O elemento em si é um sólido cristalino branco quebradiço. Como essas características se encaixam no fato de que o bismuto está no mesmo grupo periódico com elementos não metálicos como nitrogênio e fósforo?
d) Bi₂O₃ é um óxido básico. Escreva uma equação química balanceada para sua reação com ácido nítrico diluído. Se 6,77 g de Bi₂O₃ são dissolvidos em solução ácida diluída para fazer 0,500 L de solução, qual é a concentração molar da solução de íon Bi³⁺?
e) ²⁰⁹Bi é o isótopo estável mais pesado de qualquer elemento. Quantos prótons e nêutrons estão presentes neste núcleo? Qual a sua distribuição eletrônica esperada?
f) A densidade de Bi a 25 °C é 9,808 g.cm⁻³. Quantos átomos de Bi estão presentes em um cubo do elemento que é de 5,00 cm em cada borda? Quantos moles do elemento estão presentes?
Dado de Massa Molar (g.mol⁻¹): Bi = 209,0.