Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
descobrir-America-149287d4d6f3f3
Ao descobrir a América em 1492 chegando às Antilhas, Colombo pensara ter alcançado o Mar da China. A posse da nova terra foi contestada por Portugal, daí resultando uma série de negociações que desembocaram no Tratado de Tordesilhas, nome de uma cidade espanhola onde se deu sua assinatura.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2019. p. 40.

A respeito dos acordos estabelecidos entre Portugal e Espanha, que almejaram a partilha dos territórios alcançados por ambos no contexto das Grandes Navegações, é correto afirmar:
A
o Tratado de Tordesilhas, assinado ao final do século XV, traçou uma linha situada a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde, o que conferiu a Portugal a posse da costa oeste africana e de parte da costa leste da América.
B
a Bula Inter Coetera estabeleceu que um meridiano imaginário situado a 100 léguas a oeste da ilha da Madeira seria o divisor entre os territórios ibéricos, considerando as terras situadas a oeste como posse da Coroa portuguesa.
C
o Tratado de Tordesilhas, que dividiu o Novo Mundo entre as principais potências marítimas à época, solucionou, em definitivo, a rivalidade entre as Coroas Portuguesa e Espanhola acerca de seus domínios coloniais.
D
a Bula Inter Coetera, resultante de um acordo mediado pelo papa Leão X, concedeu à Coroa portuguesa um território considerado insatisfatório no continente americano, o que levou à sua revisão, por meio do Tratado de Tordesilhas.
E
a tomada de posse de Cabral no Brasil, em 1500, forçou a Coroa espanhola a acatar a exigência da Coroa portuguesa de rever a Bula Inter Coetera, contribuindo para a assinatura de um novo acordo, o Tratado de Tordesilhas.