Questão
Colégio Naval - CN
2024
decorrer-historia7851d35f42
No decorrer da história brasileira, as relações de trabalho no campo estiveram sempre relacionadas às diferentes formas de exploração da força de trabalho e de acesso à terra: no início, por meio da escravidão e, posteriormente, pela dificuldade de garantir ao agricultor livre as condições para a aquisição da terra.

SILVA, Angela Corrêa da, Geografia: contextos e redes. 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2016, p. 126. 

Assinale a opção que contraria a força de trabalho existente no campo brasileiro.
A
Assalariados permanentes - trabalhadores minoritários no campo e que recebem salários, devendo ser contratados e registrados de acordo com as leis trabalhistas baseadas no Estatuto do Trabalhador Rural.
B
Boias-frias - trabalhadores que participam de movimentos sociais de luta pela terra e que ocupam papel de destaque no cenário rural brasileiro, os quais recebem lotes oriundos da reforma agrária.
C
Peões - agricultores cooptados para trabalhar na derrubada da mata e expandir a agropecuária no norte do país, os quais, por força de contrato, possuem dificuldades para deixarem o local de trabalho quando quiserem.
D
Assalariados temporários - são trabalhadores sem emprego fixo e contratato sazonal, especialmente em épocas de colheitas, além de viverem geralmente na periferia das cidades em condições humildes.
E
Gato - é o responsável pelo recrutamento dos assalariados temporários para as grandes propriedades rurais e comumente conhecido como contratante, o qual barganha com tais trabalhadores os valores que irão receber.