Questão
Provão de Bolsas CN
2021
decorrencia-Unia94b72f184f
Em decorrência da União Ibérica, os holandeses estenderam sua inimizade pelos espanhóis às colônias do Império Português. A luta com os Países Baixos enfraqueceu o poderio espanhol. Após uma trégua, os Países Baixos retomaram a ofensiva militar, fundando, em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais, destinada a controlar o comércio do açúcar brasileiro e apossar-se dos domínios ibéricos na costa americana e africana.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil; 2. São Paulo: Scipione, 2013. p. 85.

Considerando as invasões holandesas no Brasil e os seus desdobramentos na dinâmica colonial, assinale a alternativa correta.
A
A administração de Maurício de Nassau, iniciada a partir de 1637, foi marcada pela tolerância religiosa concedida aos judeus e católicos existentes na região, além de impulsionar a produção açucareira diante de créditos concedidos aos senhores de engenho.
B
O domínio holandês na colônia portuguesa estendeu-se por todo o litoral Nordeste, sendo nomeado o conde Maurício de Nassau para administrá-lo. Ele permaneceu no cargo entre 1637 e 1644, sem obter sucesso no estímulo à expansão açucareira.
C
Depois de uma tentativa frustrada de invadir Pernambuco, em 1630, os holandeses organizaram uma grande expedição que atacou a principal área açucareira da América portuguesa, a região da Bahia, onde permaneceram por quase 25 anos.
D
A administração de Nassau foi extremamente criticada pelos colonos do Nordeste ao determinar a cobrança das dívidas contraídas pelos senhores de engenho durante a gestão anterior. Foi o estopim para a Insurreição Pernambucana, levante que expulsou Nassau e os demais holandeses da região.
E
As primeiras invasões holandesas no território brasileiro se deram ainda no período pré-colonial, quando buscavam participar do negócio do pau-brasil. Os holandeses chegaram a formar empreendimentos de exploração na região do Rio de Janeiro e no Maranhão.