Questão
Sprint CN-EPCAR
2022
consolidaca-Republica8959190560
A consolidação da República liberal foi completada com a sucessão de Prudente de Morais por outro paulista, Campos Sales (1898-1902). A elite política dos grandes Estados, com São Paulo à frente, tinha triunfado. Faltava porém criar instrumentos para que a República Oligárquica, ou seja, a República de uns poucos, pudesse se assentar em um sistema político estável.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo. Ed da Universidade de São Paulo, 2019. p. 222.

O fragmento acima é uma descrição da chamada política dos governadores, sobre a qual é correto afirmar que:
A
foi um arranjo político que contribuiu para a consolidação das oligarquias no poder, na medida em que garantia ao presidente o apoio de grupos dominantes nos estados.
B
representou o conjunto de intervenções federais nos estados liderados por grupos de oposição, que eram substituídos por militares ligados ao presidente da República.
C
foi uma aliança política entre as elites mineira e paulista, com o intuito de garantir o rodízio entre elas na cadeira presidencial e estabelecer o controle dos recursos do governo central.
D
contribuiu para a ascensão de lideranças carismáticas na presidência, apoiadas por acordos clientelistas firmados junto as massas alijadas dos processos eleitorais.
E
foi uma aliança firmada entre governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para garantir a valorização artificial do preço do café e beneficiar seus produtores.