O conflito entre Israel e Palestina remonta à criação do Estado de Israel, em 1948, pela ONU. Desde a década de 1940, um novo movimento sionista defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina que, na ocasião estava sob domínio inglês.
Sobre o conflito entre Israel e Palestina, é correto afirmar:
I- Pelo plano da ONU, a área conhecida como Palestina, que estava sob domínio britânico na época, deveria ser dividida entre o que viria a ser o Estado de Israel e a Palestina. Israel expandiu os assentamentos aumentando o seu território, o que é considerado pela ONU uma violação das leis internacionais.
II- A Faixa de Gaza é uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel. Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a posse dessa região. Atualmente a Faixa de Gaza é governada pelos palestinos do Hamas.
III- A Lei de Jerusalém, uma das Leis Básicas de Israel, define Jerusalém como a capital indivisível do país e todos os ramos do governo israelense estão sediados na cidade, incluindo a residência do presidente da nação, repartições governamentais, suprema corte e o Knesset (parlamento). Apesar da resistência dos Palestinos, toda comunidade internacional reconhece Jerusalém como capital de Israel.
IV- Pelo plano de partilha da ONU, na fundação do Estado de Israel, em 1948, Jerusalém deveria ser dividida em duas partes, o lado oriental, palestino, e o lado ocidental, israelense. Porém, os palestinos reivindicam a parte ocidental e Israel reivindicam as duas partes.