(...) as nações herdaram fatias – maiores ou menores – daqueles mesmos conjuntos paisagísticos de longa e complicada elaboração fisiográfica e ecológica. Mais do que simples espaços territoriais, os povos herdaram paisagens e ecologias pelas quais certamente são responsáveis”
AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003
Ab’Sáber classificou tais heranças brasileiras, então, sobre os domínios morfoclimáticos e as faixas de transição, considere as seguintes afirmações:
I. Na Chapada Diamantina, vários fatores climáticos entram em ação levando à um espaço de tensão ecológica, graças a transição entre elementos de Cerrado, Caatinga e campos rupestres, ou seja, é um ambiente heterogêneo quanto à natureza
II. A sojicultura em sua expansão do Sul – domínio das Araucárias – em direção ao Centro-Oeste encontrou poucas diferenças naturais, uma vez que o relevo de ambos os domínios é predominantemente planáltico, sendo a pouca profundidade do solo do Cerrado a única adaptação necessária.
III. Localizada em uma depressão interplanáltica, a Caatinga apresenta solos rasos e pedregoso, que somado as condições climáticas, condiciona a formação vegetal xerófila.
IV. Os Mares de Morro, que se estendem por todo o litoral brasileiro, apresentam relevo mamelonar e uma vegetação ombrófila, vegetação essa é considerada um hotspot.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.