O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registrou que apenas 31,1% dos brasileiros viviam em cidades. A partir dessa época, o percentual da população brasileira residente em cidades não parou de crescer. Com relação & realidade que envolve a dinâmica urbana nacional é correto afirmar que:
Questão
QOAM-AFN
2014
censo-1940-primeiro49620133b8
A
a urbanização brasileira ocorreu somente a partir do início dos anos 1950, quando a industrialização do pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) permitiu que o setor secundário gerasse as condições básicas para o crescimento urbano.
B
existem claros sinais de que, atualmente, está ocorrendo um processo de desmetropolização devido à migração de indústrias para outros centros com custos menores de produção, o que interfere no baixo crescimento demográfico das metrópoles, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
C
a região Centro-Oeste, com a segunda menor taxa de urbanização do país até o início dos anos 2000 tornou-se recentemente uma das três regiões mais urbanizadas, devido à expansão de sua agropecuária voltada à exportação.
D
no chamado esquema clássico de hierarquia urbana, as redes urbanas estão se configurando com base no desenvolvimento dos meios de comunicação e de transportes, o que vem favorecendo o acesso a bens e serviços a todos.
E
as megacidades se concentram na região Sudeste e não possuem relação com o quantitativo populacional, ou seja, são áreas urbanas onde as ofertas de bens e serviços se destacam e conseguem alcançar a maioria de seus habitantes.