O capitalismo se assentou, até bem recentemente, em uma lógica concentradora tanto a nível social quanto espacial, selecionando os lugares que oferecessem vantagens comparativas em termos de fatores de localização para a produção industrial. Mas as tendências chamadas de capitalismo flexível acentuaram os movimentos que alteraram a organização espacial da produção norte-americana de décadas.
Analise as afirmativas abaixo quanto à organização do espaço econômico dos Estados Unidos.
I - As tendências mais recentes do capitalismo flexível revelam o processo de desindustrialização nas regiões do Nordeste e Grandes Lagos, onde a grande indústria fordista tinha se instalado.
II - O processo de desconcentração industrial não significa um declínio da economia do Nordeste, já que ela está atravessando um período de transformação estrutural, desenvolvendo, agora, um forte setor de serviços.
III- A área industrial mais moderna é a do Vale do Silício, nas proximidades de São Francisco, onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial.
IV - O peso gestor do Estado norte-americano em pesquisa e desenvolvimento favoreceu a região do Golfo do México que recebeu capitais oriundos do turismo e do petróleo, em detrimento do comércio com a Bacia do Pacífico.
Assinale a opção correta.