Questão
Simulado CN
2024
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
b17a2b81608192ec0ec509d6
Leia o texto a seguir.

O início da revolta esteve ligado às insatisfações das elites locais com o favorecimento do Sudeste e também refletiu a crise da produção do açúcar nordestino. Os objetivos políticos eram, em nível local, combater a oligarquia de poucas famílias de senhores de engenho que comandavam Pernambuco e, em nível nacional, lutar contra a centralização de poder e de recursos a que o Império submetia o país. Outro alvo do movimento foram os comerciantes portugueses que monopolizavam o comércio, não permitindo o acesso de brasileiros nem sequer a funções subalternas. Por isso os liberais pretendiam a nacionalização do comércio a retalho e desejavam proibir a atuação dos estrangeiros na área.

MOTA, MYRIAM Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2002. p. 376.

Sobre o movimento acima, ocorrido na primeira metade do século XIX, é correto afirmar que trata-se:
A
das Revoltas Liberais de 1842, levantes armados conduzidos por membros das elites políticas de Minas Gerais e de São Paulo diante de medidas administrativas tomadas pelos conservadores no sentido de centralizar a justiça e a administração do país.
B
da Revolução Praieira (1848-1850), rebelião promovida por dissidentes do Partido Liberal pernambucano que se voltaram contra sua exclusão na política local, chegando a propor o estabelecimento do federalismo e o fim do voto censitário, entre outras medidas.
C
da Revolução Farroupilha (1835-1845), protagonizado por membros da elite que se rebelaram contra uma medida alfandegária do governo central, que reduzia os impostos para a entrada de artigos da região do Prata similares aos produzidos internamente.
D
da Cabanagem (1835-1840), sublevação popular que se opôs à miséria social vivenciada pela maioria da população e à política centralizadora do governo imperial diante da ausência de autonomia administrativa das províncias do país.
E
da Sabinada (1837-1838), rebelião liderada pelo médico Francisco Sabino e que objetivou a manutenção de uma república na província da Bahia enquanto o príncipe herdeiro não atingisse a maioridade.