Questão
Questões Inéditas - Cursos Regulares
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
assim-seguimos-nosso527165db053
E assim seguimos nosso caminho, por este mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, estando da dita Ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam fura-buxos.

Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome –o Monte Pascoal e à terra –a Terra da Vera Cruz.

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro.

Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor, onde falaram entre si. E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. 

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. 

Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.

*Vocabulário

Chã: terreno plano, planície 

Batéis e esquifes: barcos pequenos

Barretes: cobertura de tecido flexível que se ajusta facilmente à cabeça e termina em ponta que pende para trás ou para o lado.

Para começar o estudo da literatura brasileira, toma-se geralmente por base o início da colonização portuguesa, pois o desenvolvimento dessa literatura se dá no contexto da transposição da cultura ocidental para a América. À luz destes conhecimentos, selecione a alternativa correta.
A
A literatura colonial produzida no Brasil, na época de 1500-1700, tinha como principal gênero a poesia.
B
Autores como José de Anchieta e Padre Antônio Vieira foram de importância crucial para o desenvolvimento da literatura nacional, sobretudo porque desenvolveram uma literatura de cunho jesuítico.
C
A carta de Pero Vaz de Caminha, destacada como marco da literatura colonial, demonstra uma linguagem considerada difícil para os dias atuais, pois se tratava de português arcaico.
D
Pode-se concluir do texto que Nicolau Coelho foi grande amigo de Pero Vaz de Caminha e chegou com ele junto ao Brasil.
E
É possível depreender do texto que, uma vez que os nativos possuíam barrete e carapuças, eles representavam séria ameaça aos viajantes.