Questão
Sprint CN
2023
anos-1920-grupo1056048471c
Nos anos 1920, um grupo de militares liderado por capitães e tenentes do Exército recorreu às armas para expressar seu descontentamento com o tratamento que as oligarquias davam às Forças Armadas. Esse movimento chamado de tenentismo tinha objetivos amplos: defender os interesses nacionais e moralizar a política do país combatendo a corrupção eleitoral.
                                              BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História 360º: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2017. p. 717. Adaptado. 

A respeito do Tenentismo, movimento ocorrido durante a República Velha (1889-1930), assinale a alternativa correta. 
A
Trata-se de um conjunto de rebeliões que defendiam a moralização das práticas eleitorais do período republicano, incluindo a introdução do voto secreto e da justiça eleitoral, o que os aproximava politicamente das oligarquias mineira e paulista. 
B
Entre os objetivos estabelecidos pelos levantes tenentistas, pode-se destacar a deposição do presidente Nilo Peçanha, político paulista eleito pela chapa eleitoral conhecida como Reação Republicana, que representava o continuísmo das elites cafeeiras no poder.
C
Apesar de apresentar um projeto ideológico difuso em sua fase inicial, os tenentes apresentaram um discurso de viés socialista durante a Coluna Prestes, quando o principal o seu principal líder, Luís Carlos Prestes, declarou sua filiação ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).
D
O centralismo administrativo exercido pelo presidente da República e pelas oligarquias cafeeiras era combatido pelos tenentes, que consideravam o sistema federalista viável para o fortalecimento do poder local e para a condução de reformas importantes, como a alfabetização do povo brasileiro. 
E
A defesa da modernização e industrialização do país era uma das principais pautas do tenentismo, de modo a findar a vinculação irrestrita da economia brasileira ao café e aos interesses das principais oligarquias que até então mantinham a hegemonia da política nacional.