Questão
QOAM-AFN
2019
QOAM-CPA/CAP
2019
and-34-origem97659227eb
"A origem das organizações internacionais contemporâneas remonta a meados do século XIX com a criação de mecanismos institucionalizados que facilitavam a cooperação técnica entre as potências européias da época. Ao longo do século XX, sobretudo nos períodos imediatamente posteriores às grandes guerras e à Guerra Fria, há o florescimento de diversas organizações internacionais, reorganizadas ou formalmente criadas a partir de acordos ou regimes das mais variadas áreas temáticas, da segurança à economia, passando ainda pela extensa área social”.

(HAMANN, Eduarda P. Resenha: Organizações Internacionais: histórias e práticas. In: HERZ, Mônica e HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004, 268 paginas).

Sobre as Organizações Econômicas Mundiais, assinale a opção correta.
A
A criação do Fundo Monetário Internacional visava a conceder — empréstimos aos países que apresentassem déficits em suas balanças comerciais, com o poder de decisão distribuído igualitariamente entre todos os países membros da instituição.
B
Nas décadas de 1980 e 1990,as crises financeiras contaminaram muitos países que, endividados, seguiram as determinações do Fundo Monetário Internacional quanto a maior intervenção do Estado na economia, por meio de pagamentos de juros subsidiados pela instituição.
C
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, surgida nos anos 1960 e formada exclusivamente por países árabes, defendia a manutenção dos setores de exploração, de refino e de distribuição nas mãos das empresas estatais, conhecidas como “sete irmãs”.
D
A Organização Mundial do Comércio, por ser um fórum permanente, procurava estabelecer regras mínimas para o funcionamento das relações comerciais e, com o “destravamento” das barreiras alfandegarias e tarifas internacionais, promover a liberalização dos mercados.
E
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma instituição constituída pelas vinte maiores economias do globo, com defesa aos princípios democráticos e livre mercado, tendo como participação crescente os países emergentes, como os do BRICS.