Questão
Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx
2000
and-34-Quanto-mais137705e80f8
"Quanto mais nos aproximamos da derrota de nossos inimigos, mais nos tomamos inevitavelmente conscientes das divergências que existem entre os vencedores."

(Franklin Delano Roosevelt, mensagem sobre o Estado da União, em 6 de janeiro de 1945 - In DELMAS, Claude. Armamentos Nucleares e Guerra Fria. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 31)

"Não é difícil permanecer unidos em tempo de guerra, pois existe um objetivo solidário, destruir o inimigo, e que é claro para todos. A tarefa difícil virá após a guerra, quando interesses diferentes dividirão os aliados."

(Josif Stalin, na Conferência de Yalta em fevereiro de 1945 - In DELMAS, Claude. Armamentos Nucleares e Guerra Fria. São Paulo: Perspectiva, 1979, p. 31)

As frases acima foram proferidas próximas ao final da Segunda Guerra Mundial, antevendo um conflito iminente, que ficaria conhecido como Guerra Fria. Sobre a Guerra Fria, pode-se afirmar que
A
se observa pela primeira vez, durante a Guerra da Coréia (1950-1953), um conflito bélico direto entre forças norte-americanas e Divisões do Exército Soviético, que vieram em apoio à Coréia do Norte.
B
um reflexo dela, no plano científico, foi a Corrida Espacial, que permitiu aos soviéticos colocarem em órbita o primeiro satélite artificial e aos norte-americanos colocarem o primeiro astronauta no espaço.
C
a crise dos mísseis em Cuba foi um dos momentos de tensão, que opôs diretamente os EUA e a URSS, só resolvido graças ao recuo dos soviéticos, ao retirarem os mísseis de Cuba, que foi ocupada por tropas norte-americanas.
D
a Guerra Fria está ligada a uma relação de grande rivalidade opondo, a princípio, os EUA e a URSS, que formaram dois blocos com distinções ideológicas.
E
o uso de armas nucleares por países como a China Comunista, a índia, o Paquistão e a Coréia do Norte alterou drasticamente a balança de equilíbrio entre as superpotências, que passou a pender para os países socialistas.