Questão
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-AFN
2021
Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Marinha - QOAM-CPA/CAP
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
and-34-Forc-Naval9276383597
"A Força Naval de lnhaúma intensificou o bombardeio e a Divisão Avançada, comandada pelo Capitão de Mar e Guerra Delfim Carlos de Carvalho, depois Almirante e Barão da Passagem, avançou rio acima. Essa divisão era formada por seis navios: os Encouraçados Barroso,

Tamandaré e Bahia e os Monitores Rio Grande, Pará e Alagoas."

Armando de Senna Bittencourt et ai. Introdução à História Marítima Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, pp. 117-118, 2006.

O trecho acima refere-se à Passagem de Humaità levada a efeito durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Sobre o referido episódio daquela guerra é correto afirmar que:

A
apesar da tenaz resistência dos paraguaios, os navios da Esquadra conseguiram efetuar o forçamento e a passagem de Humaitá sem grandes avarias.
B
vencida a fortaleza de Humaitá, imediatamente ocorreu o seu guarnecimento e controle, enquanto Solano Lopez conquistaria nova posição ofensiva ao sul do Chaco.
C
a passagem foi concretizada formando três pares compostos, cada um, por um encouraçado e um monitor amarrado ao seu contrabordo.
D
a passagem foi realizada em 19 de fevereiro de 1869, no Rio Paraná, ocasião em que a Esquadra efetuou, com sucesso, o forçamento da até então considerada inexpugnável fortificação.
E
por ocasião da. Passagem de Humaitá, ao verificar o poder de fogo da esquadra inimiga, os paraguaios abandonaram a fortificação sem oferecer resistência, caracterizando um ponto de inflexão na guerra devido à importância daquela fortificação.