"A Força Naval brasileira, composta por quatro navios com propulsão a vapor e três navios a vela, tinha como obstáculo o Passo de Tonelero, nas proximidades da Barranca de Acevedo, onde o inimigo instalara uma fortificação guarnecida por 16 peças de artilharia e 2.800 homens. Devido à pouca largura do rio naquele trecho, os navios brasileiros seriam obrigados a passar a menos de 400 metros daquela fortificação, recebendo o peso da artilharia inimiga”.
(Carlos Frederico Simões & Armando de Senna Bittencourt. Introdução & História Marítima Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, p. 100, 2006).
O trecho acima contextualiza um episódio de um conflito externo do qual a Marinha do Brasil participou durante o séc. XIX. Considerando este excerto, analise as afirmativas abaixo:
I - O texto faz alusão a participação da Marinha na Guerra contra Aguirre, ocorrida na segunda metade do séc. XIX, na qual o comando da Força Naval foi entregue ao Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell.II - A passagem de Tonelero ocorreu na Guerra do Paraguai, quando a Força Naval de Inhaúma fez o bombardeio e a Divisão Avançada do CMG Delfim Carlos de Carvalho avançou rio acima, forçando López a retirar-se com seu exército.
III - O trecho trata de um embate no qual o Império Brasileiro se opôs frontalmente à anexação do Uruguai pela Argentina e passou a apoiar o governo constituído do Uruguai, representado pelo Partido Colorado.
IV - O texto refere-se à Guerra contra Oribe e Rosas, em que a ação da Marinha foi realizada em estreita colaboração com o Exército Imperial e o comando da Força Naval foi entregue ao Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell.
V - A solução encontrada pelo comandante da Força Naval para irromper pelo passo fortificado de Tonelero foi o emprego conjunto dos navios a vela e a vapor, realizando uma das inúmeras operações ofensivas da Marinha Imperial naquele conflito.
Marque a opção correta.