Questão
Simulado EsPCEx
2023
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
acordo-com9066d9f803
De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a cidade de São Paulo passa por um processo abrupto de verticalização. Em relação a área construída em m2, os apartamentos figuram a frente das casas, contudo, verifica-se que “em termos de unidades, ainda há mais casas (1.376.726), mas o número de apartamentos (1.375.884) cresceu 87% entre 2000 e 2020, enquanto o de casas subiu 12%.”

Sobre a verticalização urbana, suas principais causas e consequências são:

A
A principal causa da verticalização urbana é o êxodo urbano, ou seja, a retirada de pessoas da cidade e dessa forma, como consequência, cria-se diversos prédios e edifícios para que comporte a população que ainda ocupa as cidades.
B
No Brasil, um dos principais causadores da verticalização urbana foi o Estado que investiu na construção civil de moradias populares. Este fato, contribui para que haja muito mais casas do que prédios com apartamentos individuais nos grandes centros urbanos.
C
A principal causa da verticalização é solucionar o problema de mobilidade urbana, pois juntamente com a densidade populacional, esse fenômeno deixa a cidade mais próxima os seus moradores e suas ocupações.
D
Causada pelo baixo fluxo de população nos centros urbanos, a verticalização tem como consequência a precarização dos serviços de saneamento básico, pois ao concentrar a população, este serviço acaba tornando-se insustentável.
E
Sua principal causa é o aumento populacional urbano, que faz a cidade se verticalizar para atender um maior número de pessoas. Entretanto, a verticalização está articulada com a segregação socioespacial, haja vista que nem todos os edifícios são de acesso igualitário.