O ácido propanoico, CH₃–CH₂–COOH, é um ácido carboxílico que reage com a água de acordo com a equação abaixo.


A 25 ºC o pH de uma amostra de 50,0 mL de CH3–CH2–COOH 0,20 mol L-1 é 2,79.
1. Identifique o par ácido-base conjugado de Bronsted-Lowry na reação. Rotule claramente qual é o ácido e o qual é a base.
2. Determine o valor de Ka para o ácido a 25 °C.
3. Para cada uma das seguintes afirmações, determinar se a afirmação é verdadeira ou falsa. Em cada caso, explicar o raciocínio que suporta a sua resposta.
I. O pH de uma solução preparada pela mistura de 50,0 mL da amostra de CH₃CH₂COOH 0,20 mol L-1 com uma amostra de 50,0 mL de NaOH 0,20 mol/Lé 7,00.
II. Se o pH de uma solução de ácido clorídrico é o mesmo que o pH de uma solução de ácido propanoico, em seguida, a concentração molar da solução de ácido clorídrico deve ser menor do que a concentração molar da solução do ácido propanoico.
4. Um estudante recebe a tarefa de determinar a concentração de uma solução de ácido propanoico. Uma solução NaOH 0,173 mol/Lestá disponível para usar como titulante. O estudante utiliza uma pipeta volumétrica de 25,00 mL para transferir a solução de ácido propanoico a um erlenmeyer limpo e seco. Após a adição de um indicador apropriado para o erlenmeyer, o estudante titula a solução com NaOH 0,173 mol/L, atingindo o ponto final após a adição de 20,52 mL de solução de base. Calcule a concentração molar da solução de ácido propanoico.
5. O estudante é solicitado para redesenhar a experiência para determinar a concentração de uma solução de ácido butanoico (CH₃–CH₂–CH₂–COOH) em vez de uma solução de ácido propanoico. Para o ácido butanoico o valor de pKa é 4,83. O estudante reivindica que um indicador diferente será necessário para determinar o ponto de equivalência da titulação com precisão. Com base na sua resposta ao item (b), você concorda com a afirmação do estudante? Justifique sua resposta.