O Volvismo é um modelo de organização do trabalho que foi criado na fábrica da montadora de veículos Volvo, na cidade sueca de Kalmar. Este modelo de produção foi idealizado na década de 1960 pelo engenheiro indiano Emti Chavanmco e revolucionou o sistema econômico. Sua proposta era inovadora, pois tinha uma organização flexível e criativa.
Sobre o Volvismo é correto afirmar:
I- Os trabalhadores passam por um processo de “especialização flexível” para estarem aptos para trabalhar em grupos na produção, reparo, controle de qualidade e programação, desenvolvimento múltiplas funções ordenadas pelos cargos de gestão.
II- O trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem.
III- O funcionário apresenta um papel diferenciado e relevante, a partir de autonomia e representatividade no processo de produção, agregando valor ao produto final.
IV- Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, podem exercer diferentes funções na produção. Para realização do trabalho, são oferecidos cursos de treinamento a fim de proporcionar conhecimento necessário para exercer a função.