Questão
Sprint EsPCEx
2022
Varios-estudiosos245f89bbd7b
Vários estudiosos apontaram a hipótese de que um dia os continentes estavam agrupados e foram se separando ao longo do tempo, tais como: Abraham Ortelius em 1596, Francis Bacon em 1620 e Eduard Suess em 1861. Porém, somente em 1912, Alfred Wegener conseguiu defender essa tese por meio de algumas evidências, sendo uma das mais famosas a morfológica, apontando que as formas da América do Sul e da África se “encaixam”.

Apesar das evidências, Wegener não conseguiu provar como os continentes se separaram, fazendo com que sua teoria fosse ridicularizada pela comunidade acadêmica. Somente em 1962, graças à tecnologia de leitura de sismos e o sonar, Harry Hess elaborou a teoria de que o movimento do magma (lava contida no manto) é a engrenagem responsável por fazer as placas tectônicas se movimentarem. Assim, a tese de Wegener foi comprovada e passou a ser chamada de Teoria das Placas Tectônicas, atualmente, também chamada de Tectônica Global.

Sobre tal temática, considere as afirmações a seguir:

I – As correntes de convecção dispostas no manto terrestre são responsáveis pelo movimento de placas na litosfera, criando limites construtivos, destrutivos ou conservativos.

II – Em zonas de expansão encontramos os limites divergentes de placas tectônicas, sendo um exemplo construtivo a formação da Dorsal Mesoatlântica e, em áreas continentais, o rift valley africano.

III – O choque horizontal entre duas placas continentais não cria uma zona de subducção, entretanto, também é um movimento orogênico, formando montanhas, como é o caso da Cordilheira do Himalaia.

Está/Estão correta (s):
A
Apenas II
B
I e II
C
II e III
D
Apenas III
E
I, II e III