Questão
Sprint CN Inéditas
2021
Trata-gigantesco734fd52063
 “Trata-se de um gigantesco domínio de terras baixas florestadas, dispostas em anfiteatro, enclausurado entre a grande barreira imposta pelas terras cristalinas (...) Da sua posição geográfica resultou uma fortíssima entrada de energia solar, acompanhada de um abastecimento quase permanente de massas de ar úmido, de grande estoque de nebulosidade e baixa amplitude térmica anual.” 

AB’SÁBER, Aziz. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003

O trecho aborda:  

 
A
os Mares de Morro, onde a Mata Atlântica se estendia majestosamente, entretanto, o avanço de ciclos econômicos como a cana-de-açúcar e o café fortaleceram o desmatamento ainda mais intensificado pela industrialização. 
 
B
as Araucárias, onde a vegetação arbórea se encontra fortemente ameaçada pela exploração antrópica – grande ação da indústria de móveis -, entretanto não está elencada diretamente como um hotspot brasileiro pois quando o assunto é bioma, tal domínio faz parte da Mata Atlântica. 

 
C
a Amazônia, que por ser uma área de baixa pressão atrai ventos úmidos – um dos responsáveis pela alta pluviosidade local. Entretanto, o regime de chuvas na região não é homogêneo, logo há porções do clima Equatorial onde as chuvas oscilam, com meses de baixa precipitação. 
 
D
a Mata dos Cocais, que apesar de ser uma faixa de transição também apresenta vegetação arbórea, com destaque para a carnaúba e o babaçu. Essa região é caracterizada por um forte extrativismo vegetal. 
 
E
os Mares de Morro, onde a Mata Atlântica é beneficiada pela alta umidade proveniente, em parte, das chuvas orográficas. Parte do solo dessa região é pouco fértil, entretanto, áreas como o noroeste paulista e o litoral pernambucano se destacam, respectivamente, com a terra roxa e o massapê.