Tomando como base o cenário contemporâneo conduzido pelos processos da globalização e da fragmentação, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas e, a seguir, assinale a opção correta.
( ) A globalização é um fenômeno multidimensional que integra as diversas escalas geográficas (mundial, nacional, regional e local) sem a existência de centros de poder econômico e político, pois os fluxos conectam todos os lugares e consolidam a sociedade-rede ou a aldeia global.
( ) A ideia de fim do Estado foi propagada em virtude da ascensão, pelas redes informacionais, de novos atores nas relações internacionais que estariam fragilizando a soberania nacional. No entanto, mesmo com a perda de poder estatal sua relevância permanece como em questões de segurança, de assinatura de Tratados comerciais e do controle da força de trabalho.
( ) O advento da revolução informacional propiciou a liberalização do capital especulativo e aprofundou as crises financeiras que se tornaram mais frequentes e mais profundas a partir do fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
( ) A intensificação dos contatos interculturais promovida pela —modernização vem enfraquecendo as identidades — religiosas e étnicas diante da ocidentalização do mundo, diluindo as diversidades culturais e aquilo que se convencionou chamar de choque das civilizações.
( ) Ao lado da fluidez globalizada das redes tem surgido práticas de contenção territorial pautadas na insegurança e com o objetivo de controle dos fluxos de circulação de pessoas tais como a construção de muros e cercas nos espaços transfonteiriços.
Assinale a opção correta,