Questão
Colégio Militar - CM - 1º Ano
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-ITecnologia7662aed9c0c
Texto  I

Tecnologia em tempos de pandemia 
Cornelia Belliero Martini, Psicóloga Clínica - Membro do Programa para Dependentes de Internet do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do IPQ-HC-FMUSP. 

Desde o final de 2019, o mundo já não é mais o mesmo com a chegada inesperada da pandemia do coronavírus (Covid-19),. que seguramente modificou, e muito, nossos hábitos e comportamentos, e a tecnologia como a conhecemos tem mostrado sua outra face diante desse cenário, passando a ser o cerne das comunicações e a agregar a sociedade de forma sem igual. 
Atualmente, as pessoas não necessitam mais se deslocar de suas residências para trabalhar, estudar, fazer compras, pedir refeições, transportes, acompanhar os noticiários e acontecimentos, independentemente do lugar e hora em que os fatos aconteçam; tudo pode ser acompanhado instantaneamente através dos smartphones conectados à Internet e a outros dispositivos tecnológicos. [ ... ] 
Funcionários de empresas começaram a utilizar práticas de trabalho remoto (home office). Ao mesmo tempo, ocorreu o fechamento temporário de creches, instituições educacionais, locais culturais e de entretenimento. O futuro ficou nebuloso e passou a ser vislumbrado com altos níveis de incerteza e insegurança, aumentando sensivelmente entre as pessoas o estresse, a ansiedade e a depressão e, desde então, o mundo tem assistido a um acentuado impacto na saúde mental da população.
A ansiedade e o estresse ganharam nova dimensão, e a tecnologia tem ocupado importante espaço no dia a dia de muitos indivíduos como forma de abrandar sentimentos desconfortáveis. 
Em tempos de pandemia, tem-se percebido que indivíduos com baixos níveis de resiliência encontram, em algumas substâncias psicoativas e/ou em outros comportamentos de reforço (jogos de azar, jogos de vídeo, séries de TV, mídias sociais ou acesso à Internet), formas para amenizar o estresse, a ansiedade e o abrandamento do humor deprimido. 
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm aumentado a conectividade, proporcionando entre tantos benefícios os contatos familiares e com amigos, que passaram do modo off-line para o modo on-line, encurtando o afastamento e o distanciamento entre as pessoas e, assim, reduzindo o impacto psicológico do isolamento social. [ ... ] 
Em substituição às aulas presenciais, que foram obrigatoriamente suspensas durante a pandemia, visando à proteção em massa de alunos, professores e todo contingente humano que envolve o funcionamento das escolas, foram implantadas aulas remotas (on-line) em grande escala como alternativa momentânea para que os alunos e as escolas pudessem cumprir o calendário escolar anual, sem prejuízo ou perdas tanto para os alunos quanto para as instituições de ensino. [ ... ] 
De maneira geral, as famílias tiveram que se reinventar e estabelecer novas regras para o bom andamento e engajamento do núcleo familiar. Algumas práticas baseadas em um cronograma de atividades para cada dia da semana ajudaram a amenizar e abrandar o período de quarentena e/ou confinamento. [ ... ] 
O tempo em família deve ser pautado em um relacionamento saudável, incluindo conversas produtivas, a fim de estabelecer e respeitar limites, evitando conflitos. São pequenos detalhes que farão a diferença e favorecerão o bem-estar do grupo familiar. É importante destacar que, no período de confinamento, deve-se ter um olhar cuidadoso para com as crianças, em especial as que se encontram em idade escolar. 
O afastamento do ambiente escolar poderá resultar em períodos estressantes, pois sabemos que a escola se configura como um espaço para brincadeiras, relações de amizade e carinho. A ausência de todos esses atrativos poderá acarretar sintomas como estresse, desânimo, irritabilidade, sentimento de abandono e de não pertencimento ao grupo. 
Com maior tempo disponível em casa, é provável que as crianças e/ou adolescentes façam uso maior das tecnologias de informação e comunicação (TIC), no intuito de preencher o tempo ocioso. Diante desse cenário, envolvendo especialmente o universo infantojuvenil, cabe aos pais a função de monitorar e regular o comportamento dos filhos, formulando regras adequadas para uma rotina diária saudável, inclusive para a navegação on-line. [ ... ] 
Em uma era mediada pela tecnologia, cabe aos pais e/ou cuidadores monitorar e observar o que os filhos estão acessando nos chamados ciberespaços. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento deles no meio social. 
O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. O ambiente familiar é o local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo tipo de apoio necessário aos seus membros. 

(Texto adaptado) Disponível em: <https://www.dependenciadeinternet.eom.br/ tec_pandemia.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2021. 

 Nos trechos a seguir transcritos, marque a alternativa correta quanto à semântica dos termos destacados. 
A
Em "[ ... ] e passou a ser vislumbrado com altos níveis de incerteza [ ... ]" (L. 12-13), o termo sublinhado exprime o valor de contraste.

B
 Em "[ ... ] gue foram obrigatoriamente suspensas durante a pandemia [ ... ]" (L 27-28), o termo sublinhado exprime o valor de proporção.

C
Em "[ ... ] para gue os alunos e as escolas pudessem cumprir o calendário [ ... ]" (L. 30-31), o termo sublinhado exprime o valor de finalidade.

D
Em "[ ... ] a fim de estabelecer e respeitar limites, evitando conflitos." (L. 38), o termo sublinhado exprime o valor de causalidade.

E
Em "[ ... ] pois sabemos que a escola se configura como um espaço [ ... ]" (L 42-43), o termo sublinhado exprime o valor de consequência.