Questão
Escola de Aprendizes-Marinheiros - EAM
2024
Texto-II-Inteligencia453c3f2a330
Texto II 

Inteligência Artificial: Uma crônica 

Luciano Mannarino 

Maurício era um cara muito dedicado e atarefado: um verdadeiro workaholic! Casado com Ana, sua relação vinha se deteriorando pelas constantes ausências: a aviação civil é cruel para os casamentos. 

- Maurício, sabe o que é o WhatsApp? É um aplicativo legal que você pode usar para falar comigo - disse Ana num raro jantar a dois. 

- Estamos casados, isso é o que importa, meu amor - justificou ele diante do olhar espantado da esposa. Ana era a segunda paixão de sua vida - aviões, a primeira! 

Ao conversar com um amigo, ele descobriu uma engenhosa solução. 

- Você precisa do MESSENGERPLUS Al. Estou falando de um aplicativo que usa inteligência artificial de última geração. Ele dispara e responde mensagens de acordo com alguns parâmetros. Não precisa mais esquentar a cabeça - disse o amigo. 

- Hummm, que interessante. Vou experimentar. 

Instalou-o em seu smartphone e nas primeiras semanas foi uma maravilha. Ana tinha mudado radicalmente, estava mais enamorada devido à atenção que Maurício estava dedicando a ela e ao casamento. 

Na realidade, o aplicativo era um espetáculo mesmo. Ele dizia que Ana estava bonita, que a amava e seu complexo algoritmo podia até manter pequenos diálogos e galanteios do tipo: “Adorei a cor do esmalte da unha. Ficou lindo!!! Beijos... te amo sempre!” 

No entanto, Ana, curiosa com as confusões das últimas mensagens trocadas, resolveu cutucar o celular do marido e descobriu o segredo. Ela ficou indignada com a artificialidade dessa súbita atenção, instalou o mesmo aplicativo e nunca mais se interessou em ler e responder as mensagens de Maurício. A relação azedou de vez e meses depois vieram a se separar. 

Numa tarde, de raro momento de descanso, Maurício resolveu “limpar” seu celular, pois isso já comprometia algumas funções. Apagou fotos, vídeos e vários aplicativos e, no momento de apagar o MESSENGERPLUS Al, ele percebeu que o app se encontrava ativo e exibia o seguinte diálogo: 

Mensagem 43.435: Maurício para Ana 

- Querida e doce Ana, prometo chegar mais cedo, pois faço questão de levar vocês a um jantar para comemorar os 11 aninhos da nossa Renatinha. Agora, 
como diretor da empresa, tenho mais liberdade em meus horários. Beijos em você, na Renata e no nosso pequeno Gabriel. 

Mensagem 43.436: Ana para Maurício 

- Querido e amado Maurício, não contei sobre o jantar, será uma surpresa para a princesa. Gabriel não vai bem no Colégio, a professora reclama de falta de atenção na hora da explicação. Puxou a quem? Risos 

Te aguardo hoje à noite. Amo nossa família. 

Obs. Faltam 39 dias para nossa segunda viagem para Disney.

Glossário: 

workaholic - trabalhador compulsivo. 

smartphone - telefone celular com acesso à internet. 

app - aplicativo. 

Disponível em: https://geoverdade.com/2016/08/04/cronica-sobre inteligencia-artificiall. Acesso em 16 de maio de 2023. Texto adaptado. 

Assinale a opção que apresenta o uso exclusivo de linguagem denotativa. 
A
“[...] sua relação vinha se deteriorando pelas constantes ausências: a aviação civil é cruel para os casamentos.” (1º§) 
B
“Não precisa mais esquentar a cabeça - disse o amigo.” (5º§)
C
“[...] seu complexo algoritmo podia até manter pequenos diálogos e galanteios [...]” (8º§) 
D
“A relação azedou de vez e meses depois vieram a se separar.” (9º§) 
E
“[...] Maurício resolveu “limpar' seu celular, pois isso já comprometia algumas funções.” (10º§)