Texto I
As inovações dos trajes espaciais que serão usados na volta à Lua
Os nerds interessados já puderam dar uma olhada no traje em uma amostra oferecida recentemente no Centro Espacial da Nasa em Houston, no Texas
Em 2025, quando a missão Artemis 3 da Nasa levar seres humanos novamente à Lua, bilhões de olhos estarão voltados para dois astronautas —e o que eles estarão vestindo.
Os interessados já puderam dar uma olhada no traje em uma amostra oferecida recentemente no Centro Espacial da Nasa em Houston, no Texas (EUA).
Ali, um novo protótipo de traje espacial fez a sua estreia para uma nova era de viagens lunares.
Qual é o modelo atual? Um traje espacial preto, com detalhes em laranja e azul.
Mas, quando os trajes forem produzidos em quantidade, eles serão todos da clássica cor branca, como os usados nas missões Apollo, mais de 50 anos atrás.
Mas, diferentemente da Apollo, estes trajes espaciais lunares receberão uma nova etiqueta: a da Axiom Space.
Fundada em 2016, esta empresa relativamente recém-chegada já realizou sua primeira missão com astronautas no setor privado e também planeja construir a primeira estação espacial comercial.
"Definitivamente, parece que somos os novatos do setor", afirma Mark Greeley, gerente do programa de Atividade Extra Veicular (EVA, na sigla em inglês — a caminhada espacial) da Axiom. Ele passou a carreira chefiando projetos de trajes espaciais e de lançamento para a Nasa.
"Mas muito de nós, provavelmente 90% da equipe, trabalhamos em EVA, de alguma forma, por toda a nossa carreira", afirma ele.
Como Greeley, muitos funcionários da Axiom Space já trabalharam na Nasa, em uma equipe que inclui o ex-astronauta e antigo administrador da agência, Charlie Bolden, como seu consultor de desenvolvimento comercial.
E houve também um toque de cinema no protótipo de traje espacial da Axiom, com a participação da figurinista Esther Marquis.
Marquis foi a principal designer de tecidos do filme da Marvel "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" (2021) e é a figurinista da premiada série de ficção científica "For All Mankind", da Apple TV+.
"Em qualquer projeto de design, existe um nível de dedicação e comprometimento que precisa ser assumido para atingir o objetivo desejado", declarou Marquis. "Fiquei ansiosa para aplicar as ideias que consegui com a minha experiência."
Ela explica a razão para que a camada externa do protótipo da roupa espacial fosse preta.
"Meu trabalho era projetar uma 'Camada de Cobertura Personalizada' para esconder o design patenteado durante o evento de revelação do traje espacial, realizado em março. Conheço muito bem os trajes espaciais históricos que usamos no programa de TV. Eu quis prestar um tributo a esse legado e homenagear a exploração espacial."
"Foi uma tremenda oportunidade para nos reunirmos e discutir o design dos trajes espaciais com uma empresa que está, de fato, enviando pessoas para o espaço", prossegue Marquis, "E fiquei encantada quando descobri que os engenheiros de trajes espaciais da Axiom realmente são artistas, que resolvem problemas complexos de forma criativa".
A costura manual e mecanizada costuma desempenhar um papel importante na indústria espacial, seja nos trajes espaciais, no tecido entre os componentes da Estação Espacial ou nos escudos contra o calor da missão BepiColombo para Mercúrio.
E Greeley concorda. "É preciso ter muitas costureiras especializadas ou técnicos em itens sensíveis para fazer este tipo de trabalho e eles são verdadeiros artistas."
É claro que, antes de tudo, os novos trajes lunares são equipamentos essenciais de manutenção da vida, que fornecem ar aos astronautas e os protegem contra a radiação e os micrometeoros. E, apesar do legado, sempre existe espaço para melhorias.
"A Apollo usava zíperes, cabos metálicos e borracha nos trajes, com tecnologia dos anos 1960, e funcionavam bem quando eram usados para uma missão, mas não é mais o caso", afirma Bill Ayrey, autor do livro "Lunar Outfitters: Making the Apollo Space Suit" ("Fornecedores de roupas lunares: produzindo o traje espacial da Apollo", em tradução livre).
"Os maiores avanços vieram pouco depois da Apollo, quando foi projetado o traje do ônibus espacial, com muitos componentes que poderiam ser trocados para atender uma tripulação mais diversificada", afirma ele. (...)
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2023/04/as-inovacoes-dos-trajes-espaciais-que-serao-usados-na-volta-a-lua.shtml)
Assinale a opção cujo “sujeito da oração” pode ser classificado como o da primeira oração abaixo:
“Definitivamente, parece que somos os novatos do setor",”