Questão
Simulado ITA
2020
Texto-2-Dietas-que6092256af2d
Texto 2 

Dietas que se popularizam, comumente visam emagrecer. O sobrepeso e a obesidade, claramente perceptíveis desde as últimas décadas do século passado, tornaram-se problema de saúde pública. Por conta disso, de tempos em tempos geram-se novas maneiras de perder peso. Em moda e bastante difundida nos Estados Unidos, a atual Low Carb é uma das herdeiras da dieta do Dr. Atkins (anos 1960), de elevado consumo de carnes e gorduras animais. De fato, estudos revelam que a digestão de proteínas aumenta o consumo de energia do organismo e leva à perda de calorias. Uma segunda dieta em voga é a alcalina. Consiste em 60% de frutas, legumes, verduras, raízes, grãos, nozes de qualquer tipo, água, chá verde ou de gengibre. E 40% de alimentos ácidos como carnes, ovos e pães sem açúcar, de preferência com grãos. A promessa é evitar câncer e doenças cardiovasculares, estimular o crescimento, favorecer a perda de peso, atuar contra a osteoporose, absorver melhor a vitamina D (que nada tem a ver com vitamina; é próxima de um grupo de hormônios derivados do colesterol). Não há evidências sobre os efeitos da dieta alcalina, embora a proporção de frutas e vegetais beneficie a saúde em geral — facilita a digestão, diminui efeitos da hipertensão e, a depender das escolhas dos alimentos, ajuda a emagrecer. 

A dieta baseia-se na crença errônea de que é melhor diminuir a acidez e aumentar a alcalinidade do organismo. Mas é a maravilhosa homeostase, mecanismo regulador das funções do corpo, que mantém o necessário pH de 7.35 e 7.45 (proporção ácido/alcalina). Mudanças nesse equilíbrio, sim, indicam distúrbios. 

Pergunta-se por que tanto apego a modas alimentares. Uma das razões possíveis é a sensação de autossuficiência, o poder de escolher e determinar a própria conduta sem a obrigação de prestar contas. Preferir alguma dieta alternativa à orientação do clínico ou nutrólogo evita prognósticos desagradáveis e um tratamento que exige força de vontade, esforço extra com exercícios orientados, às vezes um grupo de apoio psicoterapêutico. Mudança de comportamento alimentar demanda tempo, convicção, persistência e otimismo. Além de custar dinheiro. Tudo chato. É possível que dietas alternativas como a low carb funcionem por um período limitado, sem prejudicar a seguidora ou seguidor. Para a nutróloga Mônica Inez Elias Jorge, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, isso ocorre porque depois de algum tempo a pessoa costuma desistir. “Fica monótono. Comer é prazer, é sociabilidade e afeto. Almoçar com colegas ou sair com amigos e pedir sempre a mesma coisa, enquanto outros escolhem pratos diversos, é um pouco frustrante. E pessoas muito radicais, seja qual for a dieta, correm o risco de se isolar. De outro lado, devido ao trabalho fora de casa tornou-se hábito comer em restaurantes ou lanchonetes e talvez se percam receitas familiares. É uma pena desaparecerem tradições e memória afetiva”. 

Dietas, tipos de alimentação e preferências alimentares significam custos. Comer bem exige dinheiro. Em bairros afastados, a nutróloga Ana Claro Duran detectou desertos alimentares — ausência de feiras livres e sacolões onde se compra variedade e, a depender do horário ou dia da semana, com mais economia. A população mais pobre só encontra bares e pequenos empórios locais, com oferta de comida enlatada, biscoitos e bebidas açucaradas, o que contribui para a desigualdade em saúde. Mesmo quando há minimercados de grandes franquias, normalmente limitam-se a carnes embaladas e poucas hortaliças e frutas. Tudo é caro, meio envelhecido e pouco variado. (Adaptado de PATARRA, Judith. Entre crendices e dietas: o cidadão na balança. Observatório da imprensa, 1/12/2018, edição 1017. 

Disponível em: < http://observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-e-saude/entre-crendices-e-dietas-o-cidadao-balanca/> Acesso em 20/11/2019)

No trecho “A população mais pobre só encontra bares e pequenos empórios locais”, a palavra sublinhada expressa a ideia de
A
temporalidade
B
exclusão
C
afastamento
D
solidão
E
lugar