Texto 1
Erico Verissimo (1905 – 1975), nascido em Cruz Alta (RS), foi um dos escritores mais populares da chamada segunda fase modernista, que começou na década de 1930. Sua obra mais conhecida é o “Tempo e o Vento”, uma trilogia de romances, na qual ele narra a história de um clã familiar, os Terra Cambarás, de 1745 até 1945, tendo como contexto a formação da fronteira nacional na região sul. O espaço central desses romances é a cidade fictícia de Santa Fé, situada no noroeste do Rio Grande do Sul. O texto “O Sobrado”, que integra o romance “O Continente”, versa sobre o chefe do clã, Licurgo Cambará, que resiste em casa ao cerco dos inimigos pertencentes ao clã oposto, dos Amaral. Na obra, é abordado um episódio da Revolução Federalista (1893 – 1895), uma guerra civil entre dois grupos de ideias opostas: um que desejava aumentar os poderes do presidente da República e outro que desejava uma maior autonomia aos estados.
O SOBRADO
VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento, parte I: O Continente. 4ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 17- 19 (texto adaptado).
texto 2
PENSAR A CIBERGUERRA
LEÃO, Kari; SILVA, Francisco. Por que a guerra?: Das batalhas gregas à ciberguerra - uma história da violência entre os homens. 12 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 469 - 472 (texto adaptado).
1 Carl Von Clausewitz (1790 — 1831) — foi um experiente militar prussiano, especialista em estratégias de batalhas e considerado um grande teórico devido às suas definições amplamente difundidas sobre a guerra.
Em relação aos textos 1 e 2, considere as seguintes afirmações:
I. Em “[...] amolecendo-lhe as pernas, os braços, a vontade.” (texto 1, linha 16 e 17), o pronome oblíquo destacado exerce a função de objeto direto.
II. Em “[...] Por alguns instantes Jose Lírio ficou a mirar a fachada do casarão [...].” (texto 1, linha 41), substituindo o verbo em destaque por “visar” e realizando as alterações necessárias para adequar a regência verbal ao padrão culto da língua, teremos: “Por alguns instantes Jose Lírio ficou a visar a fachada do casarão [...].”
III. Em “Arquilla e Ronfeldt destacam a necessidade de conhecer o campo inimigo [...].” (texto 2, linhas 17 e 18), a substituição da expressão destacada por “conhecer-lhe” apresenta uma construção inadequada de acordo com a gramatica normativa.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):