Questão
Provão de Bolsas CN
2021
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Tanto-Brasil-como78cd95a007
Tanto no Brasil como em Portugal não foram instaladas refinarias no período colonial. O açúcar do Brasil era chamado de barreado porque utilizava-se barro na sua preparação [...]. A história final do comércio açucareiro escapava de mãos locais e mesmo de mãos portuguesas. 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2019. p. 70.

A respeito da empresa açucareira no contexto do Brasil colonial, assinale a alternativa CORRETA:
A
apesar de liderar o mercado mundial em seus anos iniciais, o açúcar produzido na América Portuguesa, pela sua qualidade questionável, deixou de ser apreciado pelos consumidores europeus, o que levou ao declínio do produto. 
B
embora a Coroa portuguesa tenha encontrado no açúcar uma fonte considerável de arrecadação, seu preço final era definido por centros comerciais que também se dedicavam ao processo de refino, sobretudo holandeses. 
C
apesar dos esforços da administração colonial de controlar a produção e exportações do açúcar, o produto era constantemente contrabandeado por franceses e ingleses instalados ao norte do território, o que comprometia sua taxação. 
D
a presença holandesa no Brasil, ainda que tenha favorecido as exportações do açúcar com as refinarias instaladas no Nordeste durante o governo Nassau, comprometeu sua continuidade após o manejo dessa estrutura para as Antilhas.
E
após a descoberta das jazidas de ouro na região central da América Portuguesa, a administração colonial afrouxou o aparato fiscal existente no Nordeste, contribuindo para que a produção açucareira local se sujeitasse a interesses estrangeiros.