AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA
1- Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2 - Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3 - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.
(MANUAL DE ROBÓTICA 56ª Edição, 2058 A.D). Isaac Asimov. Eu, Robô. 2ª Edição em português. Agosto de 1969 Tradução de Luiz Horácio da Matta.
“No contexto de defesa, em um campo de batalha, por exemplo, centenas de drones operarão integrados com robôs e máquinas terrestres sob a coordenação de uma mesma unidade de Inteligência Artificial. Sua capacidade de compreensão e reação a repentinas mudanças típicas dos conflitos será de tal monta que tornará as capacidades cognitivas humanas obsoletas nesta esfera.”
MONITOR MERCANTIL. Revolução tecnológica militar e a inteligência artificial. 7/10/2020.
Disponível em: https://monitormercantil.com.br/34a85ba7/.

https://www.tribunaribeirao.com.br/site/charge-11-de-fevereiro-de-2023/
Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/18672/17406
Inteligência artificial e robótica estão entre os temas mais debatidos atualmente, que tem motivado uma defesa apaixonada ou prognósticos sombrios, enquanto se difunde em vários aspectos da vida social e da economia. Foi ate estabelecido um abaixo-assinado cujos signatários, dentre os quais figuram cientistas e especialistas na área, como Elon Musk, exigem que as empresas e organizações estabeleçam uma moratória de seis meses em que não se permita acesso a instrumentos mais poderosos que o ChatGPT4. Tendo em vista esse cenário, utilizando os textos abordados nessa prova, redija um texto dissertativo-argumentativo, respondendo a seguinte questão: quais os possíveis desdobramentos positivos e negativos da Inteligência Artificial no futuro da humanidade?
Em sua escrita, atente para as seguintes observações:
1. Considere a norma culta da língua portuguesa. Eventuais equívocos morfossintáticos, erros de regência, concordância, coesão e coerência, bem como desvios da grafia vigente e a não observância das regras de acentuação serão penalizados;
2. O texto deverá ter entre 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas escritas à tinta azul. A produção de texto DEVERÁ ser realizada no CADERNO DE SOLUÇÕES; e
3. Não copie nem faça paráfrases de nenhuma parte dos textos apresentados neste exame, seja da prova de português ou da prova de inglês.