Questão
Escola Preparatória de Cadetes do AR - EPCAR
2023
TEXTO-IVoce-lera298f2907dca
TEXTO I

Você lerá a seguir trechos – com ortografia atualizada – extraídos do jornal A Gazeta de notícias, da cidade do Rio de Janeiro, que publicou, dos dias 22 a 25 de julho de 1895, a notícia de um assassinato e os desdobramentos da investigação policial sobre o fato.











(ASSIS, Machado de. A Semana – 165. Edição, apresentação e notas por John Gledson. In: Machadiana Eletrônica, Vitória, V 4, n.9, p. s-s, jul.-dez. 2021.- com adaptações.)

Observe a imagem a seguir, que exemplifica a grafia original de um trecho do Texto I, como foi publicado no jornal A Gazeta de Notícias, em 1895:



Como se constata, há, no trecho, diferenças em relação à grafia padrão da Língua Portuguesa atual.

Imagine que um estudioso esteja desenvolvendo uma pesquisa sobre as mudanças do padrão ortográfico da nossa Língua ao longo do tempo e, a partir da leitura de todas as notícias que compõem o Texto I, em sua grafia original, tenha selecionado as seguintes palavras como amostragem para o estudo:



A seguir, são apresentadas deduções feitas pelo pesquisador ao comparar o padrão ortográfico das duas épocas. Considerando apenas as palavras aqui listadas, pressupondo que não há erros de impressão no jornal e que a grafia das palavras está de acordo com o padrão da época, julgue cada dedução como “verdadeira” ou “falsa”.

I - O padrão de acentuação das palavras paroxítonas adotado em 1895 é o mesmo que vigora atualmente na Língua Portuguesa.

II - A obrigatoriedade da acentuação das proparoxítonas não existia em 1895.

III - A grafia das palavras “já” e “ha” representa uma dificuldade para o pesquisador estabelecer a regra de acentuação dos monossílabos tônicos de 1895.

IV - As palavras oxítonas estão grafadas de acordo com o padrão atual, indicando que a regra de 1895 era a mesma.

A partir da análise das afirmativas, conclui-se que
A
todas estão corretas.
B
apenas uma está correta.
C
apenas duas estão corretas.
D
apenas três estão corretas.