Questão
Sprint EN/EFOMM
2023
Soneto132c7f52087
Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.)

A última estrofe do poema é construída por um período misto (composto por coordenação e subordinação). Assinale a alternativa em que justifica adequadamente a afirmação anterior:
A
A última estrofe do poema é composta por 7 orações, dessas: há uma oração principal “eu possa”; há uma oração adjetiva restritiva “que tive”. As orações “que não seja imortal” e “que seja infinito” são orações coordenadas que exercem a função de objeto direto.
B
A última estrofe do poema é composta por 6 orações, dessas: há uma oração principal “eu possa”; há uma oração adjetiva restritiva “que tive”. As orações “que não seja imortal” e “que seja infinito” são orações coordenadas que exercem a função de aposto.
C
A última estrofe do poema é composta por 7 orações, dessas: há uma oração principal “eu possa”; há uma oração adjetiva restritiva “que tive”. As orações “que não seja imortal” e “que seja infinito” são orações coordenadas que exercem a função de complemento nominal.
D
A última estrofe do poema é composta por 7 orações, dessas: há uma oração principal “eu possa” e há duas orações adjetiva restritiva “que tive e “posto que é chama”.
E
A última estrofe do poema é composta por 7 orações, dessas há duas orações principais “eu possa” e “me dizer”; há uma oração adjetiva restritiva “que tive”. As orações “que não seja imortal” e “que seja infinito” são orações coordenadas que exercem a função de objeto direto.