Sabe-se que a Terra, uma esfera ligeiramente achatada, não é homogênea. O furo de sondagem mais profundo que já se fez na crosta terrestre atingiu 12 km de profundidade, um valor insignificante para um planeta que tem mais de 6.000 km de raio. Mas, dispomos de informações obtidas por medições indiretas, através do estudo de ondas sísmicas, medidas na superfície.
Sobre a estrutura interna da Terra, é correto afirmar:
I- A astenosfera é a camada que se situa logo abaixo da litosfera. Como sua temperatura é mais elevada, possui menor rigidez sofrendo deformação quando sujeita a esforços.
II- O manto superior situa-se entre 650 e 2.900 km de profundidade. É uma das maiores camadas da Terra, possuindo 2.350 km de espessura. Está no estado pastoso ou semissólido, o que significa que possui um comportamento plástico.
III- A descontinuidade de Mohorovicic ocorre entre a crosta e o manto, caracterizada por mudança brusca de velocidade de ondas sísmicas (ondas P mudam de 6,7-7,2 para 7,6-8,6 km/s) e cujo nome é atribuído ao seu descobridor e abreviadamente é designada de Moho.
IV- O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os menores níveis de pressão e temperatura. É subdividido em núcleo interno e externo.