A República Velha, período que se estende de 1889 a 1930 no Brasil, foi caracterizada por instabilidade política e concentração de poder nas mãos das elites cafeicultoras. Iniciada com a Proclamação da República em 1889, a nova ordem foi marcada pelo predomínio do modelo político conhecido como "política dos governadores", no qual os líderes estaduais tinham grande autonomia. A oligarquia — cafeicultora controlava o poder central, evidenciado pela — alternância de presidentes representantes de São Paulo e Minas Gerais. Esse período político também foi marcado por movimentos sociais, como a:
Questão
Colégio Naval - CN
2025
Republica-Velha79392c034b
A
Revolta ou Guerra de Canudos, ocorrida no sul do Pará, na década de 1890, na comunidade de Belo Monte, tendo à frente o líder messiânico Antonio Conselheiro, que entre outros aspectos acusava a República de ser um dos sinais do fim dos tempos.
B
Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, motivada pelo repúdio à vacinação voluntária, decretada pelo governo Rodrigues Alves e vista pelas comunidades pobres dos bairros do Rio de Janeiro como mais uma ação arbitrária do governo.
C
Greve operaria de 1917, liderada pelos anarquistas que queriam derrubar o capitalismo e estabelecer uma sociedade igualitária sem patrões e empregados, entretanto, no final, conseguiram apenas a fundação do Partido Comunista Brasileiro - PCB.
D
Ação dos Cangaceiros no Nordeste, motivadas pelas condições sociais a que estavam submetidos, entre elas a falta de acesso a terra, daí o movimento ser denominado de banditismo social, entretanto opunha-se a outros movimentos sociais como os de característica messiânica.
E
Revolta, ou Guerra do Contestado, ocorrida na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina (1912 e 1918), liderada pelo monge José Maria, que reuniu um número significativo de pessoas, contribuindo para a fundação de povoados que não se subordinavam a Republica.