Questão
Simulado CN
2022
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Republica-Pernambucana84eea58553
A República Pernambucana realizou, durante meros 74 dias, uma possibilidade de independência que fragmentava a América Portuguesa, possibilidade essa abortada anteriormente com o êxito da repressão contra as Inconfidências de Minas, em 1789, e da Bahia, em 1798, movimentos que, por sua vez, traziam projetos diferentes de Brasil, ou melhor, de Minas e Bahia.

VILLALTA, Luiz Carlos. Pernambuco, 1817, “encruzilhada de desencontros” do Império luso-brasileiro. Disponível em: < http://chronos.fafich.ufmg.br/pae/apoio/pernambuco1817.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2020.

Com base no fragmento acima, é correto afirmar que a Revolução Pernambucana
A
se destacou pela formação de um breve governo autônomo ao domínio português, algo que não foi concretizado pela Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
B
assim como os levantes separatistas ocorridos em Minas Gerais (1789) e Bahia (1798), defendia a independência de toda a América Portuguesa em relação à metrópole.
C
manifestou o descontentamento de grupos regionais diante do poder sediado em Lisboa, que naquele período sobretaxava tanto as elites locais quanto as camadas subalternas.
D
foi o primeiro movimento de caráter emancipacionista da América Portuguesa, o que o tornou modelo para os levantes ocorridos em Minas Gerais e Bahia nos anos seguintes.
E
expressou a revolta dos grandes senhores de engenho diante da administração empreendida pelos holandeses e a Companhia das Índias Ocidentais em Pernambuco.