A Região Nordeste vive um franco processo de industrialização. São mais de 120 empresas instaladas, entre elas a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a Petrobras Distribuidora S/A, a Shell do Brasil S/A, a Arcor do Brasil Ltda, a Bunge Alimentos, entre outras. Sobre o desenvolvimento industrial no Nordeste brasileiro, é correto afirmar:
I- A região do Sertão passou a ser um grande polo de desenvolvimento industrial. Com os programas de irrigação oriundos da transposição do Rio São Francisco, houve a atração das principais indústrias têxteis do Brasil.
II- A instalação de indústrias gera uma maior quantidade de empregos e renda. Esse fenômeno no Nordeste, contribuiu para o movimento de migração de retorno para a região. A maior parte das indústrias estão localizadas na Zona da Mata.
III- A região Nordeste é onde estão localizados os principais Centros de Pesquisas e Tecnológicas do Brasil, como os polos aeroespacial na base de Alcantara no Maranhão e o Agritech Valley – Polo de alta tecnologia do agronegócio, no Vale do rio São Francisco.
IV- A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato de o Nordeste possuir abundante mão-deobra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas. Além disso, muitas empresas aproveitam o fator da proximidade com as fontes de matéria-prima.