Questão
Provão de Bolsas EsPCEx/CFO-CBMERJ
2022
Recentemente-Estadio163c132e665
Recentemente, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, localizado na cidade de São Paulo/SP e popularmente conhecido como “Estádio do Pacaembu”, entrou em reforma para dar lugar a um complexo esportivo que altera suas infraestruturas anteriores. As modificações realizadas dentro do estádio e em seu entorno visam modernizar essas infraestruturas em detrimento das que compunham o cenário antigo da praça desportiva. O principal objetivo da mudança arquitetônica é a da construção de um salão de eventos, de restaurantes e cafés, bem como a da composição de terraço panorâmico e de uma arena de eSports – esportes eletrônicos – nas dependências do estádio. A obra está sendo desenvolvida dentro de uma parceria público-privada, que foi aprovada pelo Governo da Cidade de São Paulo com tratativas iniciadas desde antes da Pandemia da COVID-19 deflagrada em 2020.

Sabendo que as modernizações decorrem das necessidades de modificar o Espaço Geográfico e a estruturação da Paisagem urbana, pode-se afirmar que, por trás do projeto de modernização do Pacaembu, ocorre:
A
Um processo de gentrificação e a mudança do entorno do empreendimento, com visas à uma melhoria da qualidade de vida da população paulistana. Além disso, tais transformações são de interesse popular e abarcam a participação democrática em gestões esportivas e políticas.
B
A reivindicação dos torcedores de futebol para a modernização do estádio, pois este apresenta muitos problemas estruturais. Tais torcedores são os principais consumidores desse novo formato de arena, sendo os principais agentes dessa transformação na arquitetura delas.
C
Um projeto de modernização conservadora, que substitui as antigas formas por novas com o intuito de gerar mais acumulação e riqueza para uma pequena porcentagem da população. Esse processo é decorrente de uma gestão participativa entre torcedores e gestores do espaço urbano.
D
A manutenção de um status corporativo a partir da destruição de formas obsoletas do espaço urbano. O principal motivo é fomentar e movimentar investimentos da indústria nacional, a partir da revitalização do estádio, destruindo as formas antigas para sustentar as novas.
E
Um processo de reestruturação produtiva, na qual as cidades passam a obedecer ao mercado mundial, pautado na produção do espaço para obtenção de lucros. Este é um fator primordial para o entendimento do período de financeirização econômica, característica da atualidade.