Na Primeira Guerra Mundial, morreram mais de 9 milhões de soldados da Infantaria, da Marinha e da Força Aérea. Calcula-se que morreram também5 milhões de civis em consequência da ocupação, de bombardeios, fome e doenças. O assassinato em massa de armênios em 1915 e a epidemia de gripe que teve início enquanto ainda decorria a guerra foram dois fatores que provocaram enorme destruição. A emigração de sérvios em finais de1915 constituiu outro episódio cruel em que civis pereceram em grande número, assim como o bloqueio naval aliado à Alemanha, que teve como resultado a morte de mais de 750 mil civis alemães.
Entre 1914 e 1918, desenrolaram-se duas guerras muito diferentes. A primeira foi uma guerra de tropas de Infantaria, Marinha e Força Aérea, de marinheiros da Marinha Mercante e de populações civis sob ocupação, em que o sofrimento individual e a angústia atingiram uma escala enorme, em particular nas trincheiras da linha de frente. A segunda foi uma guerra de gabinetes de guerra e de soberanos, de propagandistas e idealistas, repleta de ambições e ideais políticos e territoriais, que determinaram o futuro dos impérios, nações e povos, de modo tão contundente quanto no campo de batalha. Houve momentos, particularmente em 1917 e 1918, em que a combinação da guerra dos exércitos com a guerra das ideologias conduziu à revolução, à capitulação e à emergência de novas forças nacionais e políticas. A guerra alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que cauterizou sua pele e deixou marcas na sua alma.
Quando cursei a escola primária, logo depois da Segunda Guerra Mundial, eu estava bem consciente da Primeira Guerra Mundial, apesar deter terminado 27 anos antes. (...)Quando comecei a trabalhar neste livro, foram publicadas suas cartas enviadas das trincheiras, que revelavam grande sofrimento e sensibilidade. O irmão mais velho do meu pai, meu tio Irving, tinha lutado no Somme. Sua experiência o tinha aterrorizado, e nós, os garotos da família, havíamos sido advertidos para não lhe fazermos perguntas sobre esse assunto. Ele morreu enquanto eu escrevia este livro, aos 93 anos.
Martin Gilbert. A primeira guerra mundial: os 1.590 dias que transformaram o mundo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2017.
Os elementos destacados no trecho “Calcula-se que morreram também5 milhões de civis em consequência da ocupação, de bombardeios, fome e doenças” recebem qual classificação sintática?