Por que acontecem enchentes?
É comum que aconteçam enchentes e cheias - o problema é quando os seus desdobramentos afetam cidades e outras áreas de circulação urbana, alagando-as. "As enchentes na prática são os eventos naturais dos rios. Eles sempre enchem nos períodos das chuvas e esvaziam nos períodos das secas", esclarece o arquiteto paisagista Paulo Pellegrino, professor da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).
Desse modo, não é incomum encontrar próximo aos rios as chamadas planícies de inundação, áreas tomadas pela água quando há períodos maiores e mais intensos de chuvas. Isso seria algo corriqueiro se não houvesse construções urbanas ocupando indevidamente esse espaço.
Quando as inundações se tornam um problema?
Para Pellegrino, a principal preocupação deve ser com as inundações e os alagamentos em que as águas atingem as estruturas construídas, como ruas, avenidas e edificações, causando prejuízos. Segundo ele, as inundações são criadas pela intervenção errônea do ser humano ao ocupar áreas das cheias dos rios. "Em São Paulo, quando ocupamos as várzeas, estamos nos colocando em risco. As áreas baixas, fundos e vales são locais que naturalmente estão sujeitos a esses problemas trazidos pela lógica de como foi feita a ocupação da cidade", completa.
Ainda tomando São Paulo como exemplo, o arquiteto paisagista lembra que a ocupação das várzeas foi feita de forma deliberada a partir de um projeto de drenagem das áreas planas. "Muito atraente para o mercado imobiliário, foi feito todo um plano que atrelou as avenidas de fundo de várzea a essas áreas de cheias das águas e ocasionou o problema que temos hoje", aponta.
Ademais, vale lembrar que há diferentes tipos de alagamentos e inundações. Os causados por erros de planejamento humano se referem geralmente à falta de capacidade do sistema de drenagem, absorção do solo e escoamento das águas das chuvas, bem como ao rompimento de barragens e comportas. Além das inundações causadas pela cheia dos rios nas áreas de várzea, ainda existem as causadas por eventos marítimos.
Como evitar as inundações nas cidades?
Em parte, a solução do problema ocasionado pelas cheias dos rios nas cidades é contornada ou amenizada com a construção de piscinões. No entanto, essa válvula de escape nem sempre é suficiente.
"A chuva deveria ser absorvida onde ela cai e não ter um escoamento superficial que vai rodar pela cidade até encontrar uma válvula de escape, que às vezes é o sistema de água pluviais e outras vezes é o transbordamento", aponta Denise Duarte, membro da Coalizão Ciência e Sociedade e professora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da USP.
(Disponível em <uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/01/09/por-que-tantas-enchentes-estao-acontecendo-no-brasil.htm> Acesso em 15 mar. 2023)
Compreende-se, do texto apresentado, que