Por muito tempo, as imagens do Oriente Médio estiveram vinculadas ao atraso, ao imobilismo e ao exótico. Tais concepções vêm sendo colocadas em "xeque" a partir de um conjunto de empreendimentos que exalta uma parcela de seus territórios como o centro da modernidade, do luxo e da riqueza, bem distante do imaginário orientalista que apenas concebia o Oriente Médio como o lugar do caos e do atraso. Em relação a essas novas imagens do Oriente Médio, analise as afirmativas abaixo.
I - Os projetos de modernização e de cidades "futuristas" ganham aceitação no Oriente Médio, demonstrando o apoio total das sociedades locais à ocidentalização da região.
II - A lógica capitalista global procura ressaltar o desenvolvimento geográfico desigual/diferente, o que justifica o conjunto de empreendimentos imobiliários em países do Golfo Pérsico.
III - O processo de urbanização pautada no luxo dos bairros construídos sobre o deserto vem se estendendo por toda a região, cujas paisagens naturais se confundem constantemente com as magníficas construções.
IV - Os projetos de modernização estão sustentados em um discurso estruturado no turismo contemporâneo que procura exaltar determinadas práticas ambientais específicas para as pessoas de alto padrão financeiro.
Assinale a opção correta.