Questão
Simulado ESA
2022
Simulado ESA Música
2022
Simulado ESA Saúde
2022
PROPOSTA-REDACA298da09edec
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

“O individualismo é, assim, o traço fundamental da modernidade. Devemos a ele nossa liberdade: liberdade de culto (e de não cultuar), liberdade de expressão, direitos garantidos por constituições, direitos que protegem minorias contra a tirania das maiorias, liberdade, em suma, de conduzir nossas vidas como bem entendermos — desde que não violemos a liberdade de outrem.

Mas essa é apenas a faceta positiva do individualismo. Esse modo de ser social tem também, é evidente, seus degradantes efeitos colaterais.(...) O homem emancipado da modernidade, o Übermensch nietzscheano, sempre conviveu com o homem ressentido, que se sente atropelado pela modernidade, que a experimenta como angústia, não como liberdade – e é isso que explica a corrente reacionária, a sombra da modernidade, que costuma se fortalecer em tempos de crise, como os atuais. O reacionarismo é, portanto, uma ameaça ao individualismo.

É imperioso identificarmos também, entretanto, uma ameaça do individualismo. Como observou Tocqueville, com o tempo, o individualismo acaba desaguando numa espécie de egoísmo social generalizado. Nesse sentido, ele é o pai do que há de mais nocivo na rica e complexa tradição liberal. Refiro-me à ideia de que o indivíduo é percebido como uma unidade separada da sociedade, que não deve obedecer a qualquer imperativo moral (ou funcional), no sentido de agir em benefício da coletividade. Nas palavras do filósofo norte-americano Robert Nozick, "não existe uma entidade social", "há apenas indivíduos", e "usar uma dessas pessoas em benefício das outras, usa-a e beneficia (apenas) as outras". Essa falta de sentido de corresponsabilidade social é a grande ameaça do individualismo.”

Texto adaptado. Disponível em https://oglobo.globo.com/epoca/cidadao-global

A partir da leitura do texto motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O desafio da convivência em sociedade em um mundo marcado pela individualidade”.