(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
No entanto, aquilo que descobrimos sobre o mundo pode modificar, por vezes de maneira drástica, nossa capacidade de agir sobre o mundo, e é então que questões éticas são suscitadas. Um dos exemplos favoritos nessas discussões é o do conhecimento de física nuclear. Descobrir a existência e propriedades do núcleo atômico é uma coisa; usar esse conhecimento para fazer um reator nuclear, que forneça energia e melhore o bem-estar de uma população é outra; usar esse mesmo conhecimento para fazer uma bomba atômica é outra; e, por fim, decidir lançar essa bomba em um determinado contexto bélico ou de luta política é ainda outra. Cada um desses passos, a partir do segundo, envolve decisões de pessoas e grupos de pessoas que repercutem sobre outros seres, e que portanto são objeto de avaliação moral.
(Disponível em: https://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/cienciaeetica.pdf Acesso em 25 de agosto de 2021)
Para Zygmunt Bauman, a ética pós-moderna é aquela que abandonou a ilusão da universalidade para leis morais e, assume que é a competência moral de seus membros que torna possível a existência contínua e o bem- estar da sociedade.
Segundo Bauman, os sujeitos capazes de decisões próprias sem serem coagidos por um sistema de normas[11] elaboradas por legisladores que contam com a força para fazê-las cumprir, são sujeitos que desenvolvem o senso de responsabilidade necessário para lidar com situações que exigem consenso.
Eis o início da erosão nas relações humanas e a produção em massa da indiferença na qual se instaura o chamado cenário “normal” da vida cotidiana. Afinal, a Ética da Idade Moderna trouxe novos modos de criar a ordem e segurança, diante de um passado expectante. Identifica-se a ansiedade de se libertar dos grilhões impostos pelo Deus ditado pelo cristianismo, a partir da razão e, que trazia a garantia sólida de um futuro promissor.
(Disponível em: https://www.jornaljurid.com.br/colunas/gisele-leite/a-etica-e-moral-na-pos-modernidade Acesso em 25 de agosto de 2021)
Pensar na discussão entre o que é ético na ciência nos leva a muitos caminhos confusos. O mundo tem enfrentado uma série de inovações tecnológicas que põe em voga a robotização, a inteligência artificial, as infinidades de decodificações genéticas, entre tantas outras possibilidades que a Ciência nos apresenta para a facilitação e desenvolvimento humano. Considerando os desafios que podem ser propostos quando pensamos na potência científicas dos últimos anos e sua relação direta com a ética, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: SEM ÉTICA NA CIÊNCIA, PODE DE FATO HAVER DESENVOLVIMENTO HUMANO? Em sua escrita, atente-se para as seguintes considerações:
1. privilegie a norma culta da língua portuguesa. Eventuais equívocos morfossintáticos, erros de regência, concordância, coesão e coerência, bem como desvios da grafia vigente e a não observância das regras de acentuação serão penalizados;
2. seu texto deverá ter entre 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas escritas à tinta azul ou preta.