(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
Leia os textos abaixo.
TEXTO I
Relatório da Unesco mapeia desafios do uso da tecnologia na educação
[...] Os dados e análises compilados no relatório podem ser um bom ponto de partida para pautas sobre a tecnologia na educação, em especial na escola, num cenário em que o MEC (Ministério da Educação) promete anunciar um programa de conectividade para as cerca de 138 mil escolas públicas.
Um dos objetivos do programa é superar um dos principais desafios relacionados à tecnologia na escola: a desigualdade de acesso a internet. No Brasil elas são evidenciadas em vários tipos de recorte. Por exemplo, 62,3% das escolas públicas urbanas têm conexão de banda larga, enquanto nas escolas rurais, o índice é de 37,7%. Os dados são do Censo Escolar 2022 e processados pelo Nic.br. Ou seja, uma grande parcela das escolas ainda não tem acesso à internet.[...]
Disponivel em: <https://andi.org.br/2023/07/rolatorio-da-unesco-mapela-desafios-do-uso-da-tecnologia-na-educacao/>. Acesso em: 24 mar 24, (Adaptado).
TEXTO Il
Educação: inteligéncia artificial pode otimizar rotina pedagégica de instituigées de ensino
Quais os beneficios para as escolas e instituigdes de ensino?
A utilização da Inteligência Artificial na educação pode trazer benefícios significativos, incluindo a otimização do tempo. A IA tem o potencial de automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo para que os educadores se concentrem em atividades que requerem habilidades humanas, como orientação individualizada, feedback personalizado e interações sociais. Um benefício não muito falado do uso da IA é o fato de o aluno ficar por dentro das tecnologias que surgem. A medida que usamos essas ferramentas nas escolas, também conseguimos trabalhar com eles os comportamentos digitais.
Quais os cuidados com o uso da Inteligência Artificial na escola?
O uso da inteligência artificial na escola também requer cuidados para sua eficácia na educação. Um deles é garantir que haja pensamento crítico, para que o aluno consiga mediar o conteúdo, e construir em cima do que está sendo proposto. Outro ponto é o seu uso para burlar o sistema, como, por exemplo, usar o ChatGPT para fazer uma redação. Mas, já é consenso entre educadores sobre a necessidade de se trabalhar questões éticas e sociais envolvendo plágio, cola e situações similares, para que os estudantes consigam fazer um bom uso das ferramentas tecnológicas.[...]
Disponivel em: <https://exame.com/bussola/educacac-inteligencia-artificial-pode-otimizar-rotina-pedagogica-de-Instituicoes-de-ensina/>, Acesso em: 24mar24.(Adaptado).
TEXTO Ill
Discutindo sobre o dilema entre livro digital ou físico
Quais são as vantagens dos livros digitais?
1. Maior inclusão de sujeitos na leitura
Para começar, os livros digitais promovem acessibllidade em bibliotecas universitárias. E isso não é uma questão de preço. A verdade é que os livros digitais podem ser manuseados por muito mais pessoas, desde as que têm limitações motoras até as que lidam com problemas de baixa visão, por exemplo.
Além disso, os livros digitais podem ser Integrados a sistemas de Inteligêncla artificial. Em alguns casos, os programas conseguem ler os livros em voz alta, o que os torna mais inclusivos.
2. São mals leves e fáceis de transportar
E-books podem ser lidos através de basicamente qualquer aparelho: celulares, tablets, computadores ou e-readers pensados apenas para eles. Por isso, são multo mais fáceis de transportar de um lado para o outro — afinal, cabem literalmente no nosso bolso.
1. Boa concentração
Os livros digitais podem ser lidos em dispositivos móveis que usamos no dia a dia, como celulares e tablets. E, nessas plataformas, é comum que sejamos interrompidos por notificações e sons indesejados a todo momento.
Já com os livros físicos, essa interrupção tende a ser menor. É mals fácil para o leitor se afastar de objetos que geram distrações recorrentes e também de resistir ao impulso de checar um aplicativo de redes sociais no meio da leitura.
2. Podem ser menos cansativos
Nossos olhos estão constantemente expostos à luz de telas dos diferentes aparelhos. Seja o telefone celular, seja o notebook ou o tablet, o tipo de luz emitida tende a cansar a nossa vista rapidamente. .
Por isso, os livros fisicos também são as melhores opções para quem deseja ler por mais tempo. Além de forçar menos a nossa vista, alguns deles são pensados de maneira a melhorar a experiência de leitura — usando páginas amareladas, por exemplo.[...]
Disponível em: <https://blog.saraivaeducacao.com.brilivro-digital-ou-fisico/>. Acesso em: 24 mar 24. (Adaptado).
A partir da reflexão acerca das informações presentes nos textos de apoio I, II e III, produza um texto dissertativo-argumentativo de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, em terceira pessoa, sobre o seguinte tema:
O livro físico para estudo na era da informação instantânea e das telas digitais.